quinta-feira, 25 de março de 2010

Professores da UFPR participam de Curso de Saúde Baseada em Evidência

Os Profs. Ângela Fernandes, Cassius Torres, Maria Angela Machado e a mestranda Tatiana Pintarelli iniciaram hoje a participação no curso "Saúde Baseada em Evidência" promovido pela ANVISA e pelo Hospital Sírio-Libanês em SP. As aulas são transmitidas a partir do Sírio-Libanês para mais de 2000 alunos no Brasil e exterior. Na UFPR as aulas são transmitidas para o Hospital de Clínicas. O curso terá duração de 01 ano. Maiores informações podem ser obtidas neste link.


Imagem da interface do curso "Saúde Baseada em Evidência" com sala de chat, visualizador de slides e video transmitidos desde o Hospital Sírio Libanês para o HC UFPR e demais hospitais do  "Projeto Rede Sentinela"

quarta-feira, 24 de março de 2010

É cíclico: Flúor na água de abastecimento volta às manchetes

Dentistas já sabem: volta e meia o flúor volta a ser vítima de questionamentos sem qualquer fundamento científico sólido. Ele já foi acusado de provocar Autismo, Síndrome de Down, Cânceres etc... 
Até hoje, nenhum pesquisador minimamente sério conseguiu demonstrar com metodologia adequada e analisando o acúmulo de evidências, quaisquer efeitos maléficos do flúor adicionado na água de abastecimento com o intuito de prevenir a cárie dental. 
A última investida é de um ginecologista (?!) de Ribeirão Preto. Veja aqui a reportagem na íntegra.

segunda-feira, 1 de março de 2010

UFPR TV agora pode ser assistida na rede!

     UFPR TV vai ao ar com novidades a partir de 1º de março
http://www.tv.ufpr.br/

A UFPR TV passou por um processo de transformação e, a partir de 1º de março, vai ao ar com várias mudanças. Com uma nova equipe e estúdios reformulados, a principal novidade é na web. Agora, a mesma programação da TV a cabo será transmitida em tempo real na internet, no endereço http://www.tv.ufpr.br/
O acesso do acervo da programação que ficará agrupada e disponível no blog da TV também é outra mudança. Os programas exibidos continuam sendo os mesmo, mas estão reformulados, com novos cenários e vinhetas que permitem maior agilidade para responder de forma mais rápida os assuntos da comunidade. Outra novidade é a estreia do Plural, um programa de debates exibidos nas sextas-feiras que contará sempre com a participação de algum entrevistado de fora de Curitiba.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da UFPR